Fisioterapia e reabilitação parecem andar de mãos dadas, pois a fisioterapia tem uma ampla gama de modalidades de cura e, muitas vezes, a reabilitação de lesões pode exigir uma abordagem menos tradicional. Por exemplo, a cura de uma cirurgia nas costas de uma pessoa pode exigir um tipo de plano de tratamento completamente diferente do de outra.

‘Reabilitação’ em termos de medicina física Clínica de Reabilitação em João Pessoa refere-se ao aprimoramento e restauração da capacidade funcional e qualidade de vida após lesão ou qualquer outro meio de limitação ou incapacidade. Embora a reabilitação possa ser necessária após cirurgia, acidente vascular cerebral ou qualquer número de eventos graves da vida, geralmente a reabilitação é necessária após lesões aleatórias, como aquelas sofridas em eventos atléticos ou durante atividades diárias. Por exemplo, a cura em um período de oito semanas de um pulso torcido devido a uma queda no gelo pode ser considerada reabilitação.

Como atua um fisioterapeuta?

Se você procurar um fisioterapeuta para ajudá-lo em sua reabilitação, ele solicitará inicialmente um histórico detalhado de sua saúde, bem como detalhes sobre suas áreas atuais de preocupação. Eles avaliarão sua condição e o diagnosticarão adequadamente para determinar um plano de tratamento eficaz. O fisioterapeuta trabalhará com você para ajudá-lo a entender a natureza de sua condição e como a reabilitação funcionará para você, e eles desenvolverão um plano de tratamento personalizado para suas necessidades pessoais. Você será tratado na clínica e também aprenderá os métodos adequados para cuidar de si mesmo fora da clínica, para que possa se curar com mais rapidez e eficácia e, finalmente, assumir o controle de sua própria cura.

A reabilitação com um fisioterapeuta geralmente envolve algum tipo de teste (como teste de amplitude de movimento) e técnicas de mobilização, embora métodos mais eficazes envolvam manipulação manual pelo praticante, em oposição a métodos que são acionados por máquinas e oferecem pouca técnica prática. Esse tipo de tratamento tende a resultar em uma cura mais rápida e duradoura, e é melhor você encontrar um fisioterapeuta que pratique dessa maneira, pois você deseja minimizar sua dor e seu tempo de cura durante sua reabilitação. Além do tratamento prático, você também pode receber exercícios para realizar fora do tratamento, como forma de obter a independência que procura.

Um bom exemplo de como o tratamento prático com fisioterapia é mais eficaz é a dor no ombro, uma preocupação crescente entre pessoas com mais de 50 anos de idade (geralmente chamada de ‘ombro congelado’). A dor no ombro pode ser especialmente preocupante porque pode dificultar o sono e porque sua amplitude de movimento pode se tornar bastante limitada. A fisioterapia manual procura restabelecer a flexibilidade do ombro de forma muito mais direta do que o simples ultrassom pode alcançar, e tem um efeito mais dramático junto com exercícios que geralmente são empregados juntamente com a técnica.